Sábado, 20 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

João Pessoa, PB

Paraíba OPERA PARAÍBA

Hospital de Clínicas realiza mais de 840 cirurgias durante o mês de novembro

Foram 492 cirurgias gerais, 77 ginecológicas, 28 de otorrinolaringologia, 155 urológicas e 34 pequenas cirurgias.

01/12/2021 às 16h20
Por: ParaíbaTodoDia
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Internet.
Foto: Reprodução/Internet.

O Hospital de Clínicas realizou 841 cirurgias em todo o mês de novembro. Foram 492 cirurgias gerais, 77 ginecológicas, 28 de otorrinolaringologia, 155 urológicas e 34 pequenas cirurgias. Os procedimentos de pequeno porte passaram a ser oferecidos no final do mês e a previsão é que sejam feitos, em média, 20 por dia.  

Continua após a publicidade

Segundo o diretor técnico do hospital, Thyago Morais, além das cirurgias que o hospital já estava realizando, também foi iniciada uma ação de saúde para os homens. “Em novembro, além das cirurgias que já vínhamos realizando, também contemplamos a saúde do homem com a realização de cirurgias de vasectomia, que é a cirurgia contraceptiva do homem, e cirurgias de postectomia", afirmou o diretor. 

O agricultor Elton Farias dos Santos, de 30 anos, morador da cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, estava há dois anos tentando fazer a cirurgia de vasectomia. E foi no Hospital de Clínicas, por meio do programa Opera Paraíba, que ele conseguiu realizar o procedimento. A cirurgia foi realizada na último domingo (28). “Fazia dois anos que eu estava esperando essa cirurgia, aí veio a pandemia e atrasou muito. Mas graças a Deus chegou a hora, foi ótimo", disse o paciente. 

Assim como Elton, Maria Jailma, de 36 anos, da cidade de Cuité, também saiu da fila de espera por uma cirurgia. Ela tinha otite crônica desde a infância, e para resolver o problema, a solução era a intervenção cirúrgica, como relata: “Incomodava muito, saía secreção, era muito desconfortável, e só resolvia com a cirurgia. Então eu procurei o médico e fui encaminhada pela Secretaria de Saúde do meu município pra cá. Deu tudo certo, graças a Deus.” 

De acordo com o diretor geral da unidade, Jhony Bezerra, com as pequenas cirurgias foi possível ampliar as especialidades ofertadas. “Com as pequenas cirurgias oferecidas aqui, como retirada de sinais, remoção de lipomas, entre outros pequenos procedimentos, conseguimos ampliar as especialidades ofertadas dentro do programa. E por serem procedimentos simples, sem a necessidade de internação, temos a condição de atender um número maior de paraibanos,” disse ele. 

Para o mês de dezembro, a expectativa é que sejam realizadas em torno de 1.400 cirurgias, incluindo mais um mutirão de cirurgias oftalmológicas. No HC, os atendimentos são ofertados tanto aos pacientes que moram em Campina Grande, como aos pacientes de outros municípios, que são encaminhados ao Opera Paraíba por meio da Central Estadual de Regulação. 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa, PB Atualizado às 02h04 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 25° Máx. 29°

Dom 30°C 25°C
Seg 29°C 25°C
Ter 30°C 25°C
Qua 29°C 25°C
Qui 29°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes