vai-e-faz_720x90
vai-e-faz_720x90
ATUALIZAÇÃO

Secretaria de Estado da Saúde divulga lista de espera por transplantes na Paraíba

Confira os números repassados à nossa reportagem pelo titular da pasta, Geraldo Antônio Medeiros

13/09/2021 12h33Atualizado há 2 semanas
Por: Paraíba Todo Dia
Fonte: Redação + Secom
Foto: Ricardo Puppe/ Governo da Paraíba
Foto: Ricardo Puppe/ Governo da Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde atualizou o número de pessoas na espera por transplantes, na Paraíba. Segundo informações repassadas à nossa reportagem pelo secretário Geraldo Antônio Medeiros, atualmente existem 330 paraibanos na espera por um transplante de córneas, 07 por um fígado, 04 por coração e 181 pessoas na espera por um rim.

Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, registrou na noite do sábado, 11, mais uma captação de múltiplos órgãos. A segunda doação em um intervalo de sete dias.

A captação só ocorreu depois da autorização da família do doador, um paciente de 51 anos com morte cerebral confirmada. Ele foi vítima de um AVC e estava internado na unidade desde a madrugada do último dia seis. Foram doados fígado, rins e córneas.

“Após a ordem da família, é gerado o ranking pela Central e identificado o receptor compatível que aguarda na fila. Depois do procedimento de retirada, os órgãos são transportados para os hospitais onde ocorre o transplante, nesse caso, levados de Campina Grande para João Pessoa. Por isso é preciso estar tudo muito bem alinhado entre as equipes”, explica Juliana Alves, coordenadora de Enfermagem do Núcleo de Captação de Órgãos de Campina Grande.

Para a Chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho o papel da família é fundamental na doação de órgãos. “Só existe transplante de órgãos quando há doação. Por isso, nossa eterna gratidão às famílias doadoras. Nossa meta é zerar a fila de espera até o final do ano”, disse.

O fígado foi encaminhado para uma mulher de 31 anos e o rim esquerdo, para um homem de 42 anos. A cirurgia de implantação dos órgãos ocorreu no Hospital Nossa Senhora das Neves, na Capital. O rim direito foi aceito pela Central de Transplantes do Rio Grande do Norte e destinado a um paciente do sexo masculino.

Já as córneas foram levadas para o Banco de Olhos da Paraíba, onde passam por um tratamento antes de serem implantadas. Nesse domingo, 12, mais uma doação de córneas também foi registrada no Hospital de Trauma.

Atualmente na Paraíba existem 525 pessoas na fila de espera por um transplante de órgão ou tecido.

Serviço - A sede da Central de Transplantes da Paraíba funciona no prédio anexo ao Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Os telefones para entrar em contato são: (83) 3244-6192 (João Pessoa) e (83) 3310-9252 (Campina Grande).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.