vai-e-faz_720x90
vai-e-faz_720x90
PANDEMIA

Subida na ocupação de leitos de UTI Covid-19 em Campina é provocada por readequação, explica secretário

Filipe Reul revela estratégia de redirecionar leitos para atendimento de outras patologias no município

23/07/2021 13h11Atualizado há 2 meses
Por: Paraíba Todo Dia
Fonte: Codecom
Foto: Codecom
Foto: Codecom

Esta semana houve um aumento na taxa de ocupação de leitos de UTI da covid-19 em Campina Grande. Contudo, a subida não representa necessariamente um crescimento nas internações, mas na verdade um reflexo da readequação de leitos diante da redução de casos e necessidade de internações, segundo o secretário municipal de Saúde, Filipe Reul.

“Com a estabilidade da doença e o controle dos casos na cidade, nós readequamos alguns leitos que estavam ociosos para a covid-19 e redirecionamos para atendimento de outras patologias”, explicou Reul.

Neste mês de julho os leitos da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Maia (UPA 24h) voltaram a atender pacientes clínicos e de outras especialidades, o que diminuiu a oferta de leitos para pacientes com covid-19 e isso impactou na taxa de ocupação. Além da UPA, os leitos de UTI do Hospital Antônio Targino também foram desmobilizados e os do Hospital João XXIII foram reduzidos. Com as medidas, pelo menos 18 leitos de UTI foram retirados da rede de atendimento da covid-19 para internar outros perfis de pacientes.

“Essa mudança é lógica. Se estamos vivendo a estabilidade dos casos, não podemos deixar os leitos subutilizados, já que a população precisa de internação por outros problemas. Mas, caso seja necessário, nós reabriremos mais leitos”, disse Reul.

Mesmo com o controle dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde mantém os leitos do Complexo Hospitalar Municipal Pedro I todos direcionados para o atendimento de pacientes com covid-19.

Ainda este mês, o prefeito Bruno Cunha Lima deve inaugurar também a nova ala do Hospital Municipal Dr. Edgley, que contará com 30 leitos de enfermaria e 10 de UTI e que poderá ser utilizado para casos do novo coronavírus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.