
O filme "Joana", curta-metragem de ficção produzido e dirigido pela atriz, diretora e roteirista Patrícia de Aquino, paraibana natural da cidade de São Domingos do Cariri, será exibido no Festival Cultural do Brasil em Viena, na Áustria, no sábado, 12.
A produção, que trata da história de uma jovem mulher que sofre violência doméstica, foi lançada em janeiro deste ano na Praça Pública de São Domingos, onde a população pôde prestigiar e participar de um momento marcante para a cidade, que já foi cenário para gravação do primeiro filme da diretora, o premiado ‘Rasga Mortalha’.
O Festival Cultural do Brasil em Viena -promovido pela Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura – PAPAGAIO em parceria com o Weltmuseum Wien – é um programa de atividades do Brasil na Europa que tem como objetivo promover e fomentar a cultura brasileira no exterior.
É um importante espaço para o crescimento, divulgação e internacionalização da cultura, da arte e do turismo do Brasil na Europa. A programação do Festival inclui exibições, oficinas, criações, música, literatura, entre outros.
A abertura da Mostra de Cinema na qual o filme Joana será exibido acontece às 18h do dia 12 de junho e pode ser acompanhada pelo canal do Youtube do Festival Cultural do Brasil em Viena. Os filmes serão disponibilizados no site www.festivalculturaldobrasil.org.
O curta-metragem Joana aborda uma temática muito importante e traz uma reflexão necessária. É uma forma de alertar a sociedade e o poder público para um problema que atinge milhares de mulheres todos os dias no Brasil e no mundo.
Sobre a expetativa para a exibição do filme na Europa, a diretora Patrícia de Aquino comenta que “em meio a tanta turbulência e dores que estamos vivendo diante da pandemia, participar desse festival é algo que acalenta o coração. Sair do interior da Paraíba, de uma cidade bem pequena e chegar à Áustria é uma grande conquista, não tenho palavras pra descrever a felicidade que sinto nesse momento. Toda a equipe está animada para este momento”.
