Sábado, 20 de Abril de 2024
25°

Parcialmente nublado

João Pessoa, PB

Polícia DESDOBRAMENTO

Mafioso italiano preso em João Pessoa deixa a Paraíba

Rocco Morabito, um dos 10 fugitivos mais perigosos do mundo, deixou o estado em um avião da Polícia Federal

25/05/2021 às 15h30
Por: Paraíba Todo Dia Fonte: Notícia Certa PB
Compartilhe:
Foto: Divulgação/ Via AFP
Foto: Divulgação/ Via AFP

O mafioso italiano Rocco Morabito, 2º mais procurado da Itália e que foi preso pela Interpol em um hotel de João Pessoa, na segunda-feira, 24, deixou a Paraíba na tarde desta terça-feira, 25. Rocco é considerado um dos 10 traficantes mais perigosos da máfia italiana e estava foragido desde 2019, quando fugiu de um presídio no Uruguai enquanto aguardava a extradição.

Continua após a publicidade

Rocco deixou a Paraíba em um avião da Polícia Federal, que decolou do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, por volta das 13h, com destino não divulgado pela PF por motivos de segurança.

A prisão de Rocco Morabito aconteceu em um hotel no bairro de Tambaú. Com ele estavam outros dois estrangeiros, sendo um italiano identificado como Vicenzo, que também está na lista dos 30 mais procurados da Itália. O outro homem que estava no local não tinha nenhum mandado de busca por nenhuma polícia.

Nesta terça-feira, a Polícia Federal concedeu uma entrevista coletiva falando sobre a prisão. Rocco e Vicenzo são integrantes da ‘Ndrangheta, uma associação mafiosa da Itália considerada uma das mais perigosas do mundo, estando envolvida em crimes de tráfico de drogas, de armas, de pessoas e também lavagem de dinheiro.

Morabito é procurado pela polícia italiana desde a década de 1990. Em 2017 ele foi preso no Uruguai, após investigações conjuntas entre polícias de vários países, mas fugiu da cadeia dois anos depois. Desde então, a polícia apura a passagem dele por pelo menos três estados brasileiros.

Rocco foi preso após um mandado de prisão para fins de extradição emitido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a PF, ainda não se tem como cravar para que país o italiano será extraditado e que o processo vai tramitar todo pelo STF.

Conforme o coordenador geral de Cooperação Internacional da PF, Luiz Roberto Ungaretti, a partir da prisão dele agora vai ser investigada a atividade dele desde a fuga do Uruguai. “Partiremos para outras etapas da investigação, em busca dos capitais ativos, que com certeza ele ainda estava realizando as atividades criminosas mundo afora”, explicou.

O chefe da Interpol no Brasil, Bruno Samezima, diz que há indicativos de que ele estava envolvido em atividades criminosas no Brasil, mas que a prisão dele tem uma relevância muito maior para a Itália.

“A presença dele aqui é, para nós, um indicativo de que sim, ele pode estar envolvido em atividades ilícitas aqui. Muitas informações são sigilosas, mas vamos apurar tudo o que ele estava fazendo aqui no Brasil, como ele se manteve neste tempo e o cronograma das ações dele”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
João Pessoa - PB
Sobre o município João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com população, estimada em 2018, de 800 323 habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso.
João Pessoa, PB Atualizado às 05h04 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 25° Máx. 29°

Dom 30°C 25°C
Seg 29°C 25°C
Ter 30°C 25°C
Qua 29°C 25°C
Qui 29°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes