CMCG 970 1
IMPASSE

Presidente do Conselho de Transportes ignora pauta do cálculo tarifário e Sitrans-CG protesta

Em documento, o Sitrans voltou a mostrar a dimensão da crise sobre o sistema

30/04/2021 14h35Atualizado há 5 dias
Por: Paraíba Todo Dia
Fonte: Ascom
Foto: Reprodução/ Internet
Foto: Reprodução/ Internet

O superintendente de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande, Carlos Dunga Júnior, na condição de presidente do Conselho Municipal de Transportes Públicos de Campina Grande (Comutp), resolveu não incluir a discussão sobre o cálculo tarifário do transporte coletivo urbano na reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira, 29.

A inclusão da matéria na pauta havia sido solicitada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campina Grande (Sitrans-CG) diretamente ao presidente do conselho por meio de ofício no dia 06 de abril. 

No documento, o Sitrans voltou a mostrar a dimensão da crise sobre o sistema, situação agravada pela pandemia, e lembrou que “as empresas encontram-se há 15, meses sem reajuste tarifário, ao passo que todos os insumos da operação, tal como o combustível, veículos, pneus, peças, salários, etc., vêm sendo reajustados”.

Já durante a reunião, o sindicato, através de um dos seus representantes, Alberto Pereira Nascimento, protestou com veemência contra a decisão do presidente do Comutp de ignorar completamente o ofício e não incluir o assunto na pauta.

SITRANS NÃO PROPÕE AUMENTO

Os representantes do Sitrans ressaltam que, diante do cenário atual, o segmento não requer o aumento da tarifa, mas o realinhamento do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, atualmente em aguda defasagem que ameaça seriamente a subsistência do serviço de transporte público em Campina Grande.

“Estamos há mais de um ano com queda ainda maior no número de passageiros por causa da pandemia e há mais de 15 meses sem reajuste, ou seja, as empresas estão pagando literalmente essa conta, a um ponto que se tornou insustentável”, disse o diretor institucional do Sitrans, Anchieta Bernardino, lamentando a decisão do presidente do conselho.

Para assegurar a sobrevivência do serviço, que é essencial para milhares de cidadãos diariamente, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por exemplo, zerou a incidência do ICMS sobre a operação, assim como sobre o diesel usado pelos ônibus. Pedido de medida igual foi direcionado ao Governo da Paraíba desde março de 2020, até agora sem resposta.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campina GrandeCampina Grande - PB Campina Grande é um município brasileiro no estado da Paraíba. Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste, foi fundada em 1 de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.
Campina Grande - PB
Atualizado às 17h03
25°
Nuvens esparsas Máxima: 26° - Mínima: 21°
25°

Sensação

17 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
cmcg 3
ALERTA
SINTAB
Municípios
CMCG 2
Últimas notícias
casa bela
Mais lidas
AUTOCAR
atacadao farias