O Governo do Estado disponibilizou desde o mês de janeiro a plataforma 'Vacina PB' para o cadastramento dos paraibanos para a vacinação contra a Covid-19.
Mas, o que pouca gente sabe, é que o site foi desenvolvido por pesquisadores do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde - Nutes - da UEPB. O detalhe é que o processo de criação durou apenas dois dias.
Em entevista à rádio Caturité FM, nesta segunda-feira, 15, o professor Misael Morais, coordenador do Nutes, falou da criação.
- Foram dois dias e duas noites de trabalho, sem interrupção, para que o site fosse desenvolvido e entregue ao Governo, a pedido do Secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Antônio Medeiros - destacou.
O Nutes, ainda segundo o professor, tem focado muitos esforços e trabalhos no desenvolvimento de ferramentas para uma maior proteção da população nessa pandemia.
- Nós, ao longo dessa pandemia, temos desenvolvido várias soluções na busca por ajudar a sociedade. Posso citar um exemplo de logo no início da pandemia, quando nós desenvolvemos milhares de Face Shields, que são aquelas telas de proteção facial. Ness produção, nós trabalhávamos 24h por dia. No total, chegamos a fazer 60 mil desses EPI's para distribuímos gratuitamente para parte da sociedade, policiais militares e profissionais de saúde - pontuou.
Sensação
Vento
Umidade