Domingo, 09 de Novembro de 2025
Notícias Proibição

MP defende proibição de ‘paredões de som’ e ações contra poluição sonora em Santa Rita

De acordo com o MPPB, os equipamentos não poderão ser utilizados em vias e espaços públicos, veículos automotores e áreas comerciais abertas

03/11/2025 às 20h18
Por: Paraíba Todo Dia Fonte: Portal Correio
Compartilhe:
MP defende proibição de ‘paredões de som’ e ações contra poluição sonora em Santa Rita

A prefeitura de Santa Rita recebeu uma recomendação do Ministério Público da Paraíba para adotar medidas contra a poluição sonora na cidade. De acordo com a promotora Miriam Pereira de Vasconcelos, o objetivo do documento é garantir o sossego público, a saúde da população e a preservação do meio ambiente urbano.

Entre as principais recomendações está a proibição de paredões de som, caixas amplificadas e outros equipamentos sonoros de alta potência. Os equipamentos não poderão ser utilizados em vias e espaços públicos, veículos automotores e áreas comerciais abertas, salvo com prévia autorização e dentro dos padrões legais de emissão sonora.

A recomendação também enfatiza a necessidade de fiscalização contínua e rigorosa, com a organização de ações preventivas, como blitz em locais com maior incidência de poluição sonora. Caso haja descumprimento, os equipamentos podem ser apreendidos. Além disso, está prevista a aplicação das sanções administrativas cabíveis aos responsáveis pela emissão irregular dos ruídos.

Já os locais onde a legislação estiver sendo descumprida poderão ter as licenças de funcionamento e as licenças ambientais cassadas, especialmente quando a emissão de ruídos superar os limites aceitáveis, causando prejuízo ao sossego, à saúde e ao meio ambiente urbano.

Aos proprietários de restaurantes, bares e estabelecimentos similares que utilizam instrumentos musicais ou de percussão, o MPPB recomenda a instalação de avisos visíveis informando a proibição do uso de som automotivo em volume que possa ser ouvido do lado de fora do veículo. Em casos de irregularidade, os estabelecimentos devem solicitar ao cliente que desligue o aparelho e acionar as autoridades competentes para as providências necessárias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio