
O cariri paraibano celebra a arte com a realização da VII edição do Festival Internacional de Folclore e Artes do Cariri da Paraíba (FIFAC). Nos seus primeiros dias de programação, o FIFAC já mostra a sua força, reunindo a tradição local com a cultura de cinco países estrangeiros, registrando grande público que acompanha as programações diárias, o que consolida o Festival como um dos maiores eventos da Paraíba. O Festival foi iniciado no domingo (26), na cidade de Taperoá-PB, e segue até o dia 6 de novembro. Os municípios de Santo André-PB, Boa Vista-PB e Areia de Baraúnas também vão receber o FIFAC na próxima semana.
Grupos internacionais do México, Chile, Equador, Colômbia e Ucrânia abrilhantam o evento, como também as representações de várias regiões do Brasil, como Paraíba, Pernambuco, Ceará e Paraná. Mais de 20 mil pessoas vão conhecer, até o final da programação, o folclore e arte de várias localidades do mundo.
Todas as ações do evento estão sendo realizadas em locais abertos, direcionados aos estudantes das escolas públicas e o povo Paraibano, com o objetivo de promover a democratização e o acesso aos bens culturais. O FIFAC leva oportunidade de intercâmbio com a cultura de outros países e a valorização da Cultura Caririzeira e Paraibana, bem como ferramenta de desenvolvimento local atrelada ao turismo histórico, cultural e de aventura.
Outro ponto positivo é o aquecimento do comércio local, onde artesões e comerciantes tem a oportunidade de venderem os seus produtos, além da rede hoteleira do Cariri Paraibano que registra uma alta procura.
O Festival Internacional de Folclore e Artes do Cariri da Paraíba conta com a chancela do IOV desde 2023 e integra 330 festivais globais, sendo transmitido para 172 países. Ele é uma realização da Universidade Leiga do Trabalho, Prefeitura de Taperoá, Pontão de Cultura Cariri Território Cultural e Pontão Paraíba Cultura Viva.
Também temos o apoio do SEBRAE, Pacto Novo Cariri, Projeto Co.Liga (Fundação Roberto Marinho) e Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI). Somos parceiros do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, Consórcio São Saruê , Prefeitura de Santo André, Areia de Baraúnas, Boa Vista e temos Patrocínio da Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Lei Rouanet e Governo do Brasil.
No Sertão Homem é preso suspeito de feminicídio após afirmar que mulher tinha morrido afogada no Sertão da PB
Pesquisa Felipe Coutinho é citado pela terceira vez em pesquisas para deputado estadual e agradece reconhecimento popular
Política João Azevêdo confirma saída do governo para disputar o Senado em 2026
