
O professor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA)da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rômulo Alves, foi considerado um dos cientistas mais influentes do mundo, de acordo com o ranking anual World’s Top 2% Scientist List. A lista, que está em sua sexta edição em 2025, é elaborada pela Universidade de Stanford, uma das três melhores do mundo, em parceria com a Elsevier, maior editora científica internacional.
Rômulo Alves é natural do município de São Mamede, no interior da Paraíba, e atua na área de Etnozoologia e Conservação da Biodiversidade e também integra os Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) e em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno). Em todas as edições do ranking, o professor da UEPB figurou entre os pesquisadores mais citados globalmente. Para o levantamento de 2025, foram considerados dados atualizados até o final de 2024.
O ranking avalia milhões de cientistas de todas as áreas do conhecimento, a partir de indicadores bibliométricos como número de citações, índice h e impacto de artigos altamente citados. A classificação é dividida em duas perspectivas: uma referente a toda a carreira dos pesquisadores (até 2024) e outra focada apenas no impacto das citações recebidas durante o ano de 2024.
A análise considera dados da plataforma Scopus, a maior base de literatura científica revisada por pares, que reúne informações de mais de nove milhões de pesquisadores em 22 grandes áreas e 176 campos específicos.As métricas incluem citações com e sem autocitações, fator h ajustado por coautoria, posição do autor nos artigos, indicador composto (c-score), além de informações sobre artigos retratados a partir do banco de dados Retraction Watch.
AGORA Homem é morto durante partida de futebol em Campina Grande
Eleições 2026 Mario da Ceasa reúne lideranças em prol de Tibério e Ricardo Barbosa
Natal Papai Noel dos Correios: cartinhas podem ser adotadas em 18 cidades da Paraíba; veja como fazer
Exemplo Idoso de 72 anos volta a estudar após quatro décadas e se prepara para o Enem 2025: ‘Sonho continua vivo’
NOTA Quarenta bairros de Campina Grande e quatro municípios ficam sem água após rompimento de reservatório de água
Nota Cagepa emite nota oficial sobre rompimento de reservatório em Campina Grande
Tragédia Vítima fatal de rompimento de reservatório em Campina Grande é uma mulher de 62 anos
SECTI Articulação de Fabiana Gomes garante computadores para fortalecer ações de tecnologia em Campina Grande
Investigação Investigados por tentativa de assalto a carro-forte planejaram crime em grupo de aplicativo de mensagens, diz polícia
