O Programa Coração Paraibano, iniciativa do Governo da Paraíba que disponibiliza uma rede estruturada de cuidados de urgência e emergência cardiológica, ajudou a salvar mais uma vida no Sertão do estado, por meio do trabalho ágil executado pela equipe do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame) que realizou, nessa terça-feira (24), a transferência de uma paciente internada no Hospital Regional Wenceslau Lopes (HRWL), em Piancó, para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.
A paciente de 52 anos, hipertensa, moradora de Piancó, deu entrada no HRWL apresentando quadro de síncope (desmaio) e dor torácica. Após ser atendida pela equipe de plantão, foi diagnosticada com Bloqueio Atrioventricular Total (BAVT), sendo necessária a transferência para uma unidade especializada.
“Ao identificarmos o diagnóstico de BAVT, encaminhamos a paciente para avaliação de um médico cardiologista, para que fosse introduzido o marca-passo e assim, a melhora do quadro clínico. Tudo isso só foi possível graças ao transporte aeromédico, que é crucial na medicina de emergência devido à sua capacidade de reduzir significativamente o tempo de transporte de pacientes críticos, especialmente em áreas remotas ou em situações onde o tempo é um fator vital”, explicou o diretor-geral do Hospital Regional de Piancó, Andryw Matheus.
O transporte ágil foi crucial para a segurança da transferência da paciente. O procedimento, realizado com suporte integral do Sistema Único de Saúde (SUS), reforça o compromisso do Governo do Estado em oferecer atendimento de excelência para salvar vidas.