Domingo, 13 de Julho de 2025
Paraíba Pronunciamento

Unimed emite nota após denúncia de descaso no tratamento de um bebê de 2 meses em Campina Grande

O pai do bebê denunciou o descaso nas redes sociais.

21/06/2025 às 13h40 Atualizada em 21/06/2025 às 13h44
Por: Paraíba Todo Dia
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Unimed emite nota após denúncia de descaso no tratamento de um bebê de 2 meses em Campina Grande

A Unimed emitiu uma nota se pronunciando sobre o ocorrido da última quinta-feira (19), onde o pai de um bebê de 2 meses de vida, denunciou um descaso no tratamento para bronquiolite, no novo hospital do convênio, em Campina Grande.

Confira a nota na íntegra: 

"A Unimed Campina Grande, movida pelo compromisso com a vida e com a transparência no cuidado à saúde, vem a público prestar esclarecimentos sobre o caso que vem repercutindo nas redes sociais - a transferência de uma criança internada em nossa unidade para outro hospital da cidade.

Sobre o Caso

Na última terça-feira (17/06/2025), uma criança deu entrada em nosso Pronto Atendimento Pediátrico, sendo imediatamente acolhida e atendida por nossa equipe. Após criteriosa avaliação médica, foi internada em apartamento, onde permaneceu sob cuidados até a data de ontem (19/06/2025). Diante da evolução do quadro clínico, e avaliação da pediatra plantonista, foi indicado suporte em UTI, com o objetivo de proporcionar um acompanhamento mais intensivo e adequado à condição apresentada.

A permanência na UTI transcorreu sob rigorosa vigilância médica e com o apoio de todos os recursos necessários. No entanto, por decisão do genitor, o paciente foi transferido para outra unidade hospitalar, sem que houvesse indicação ou risco clínico apontado por nossa equipe ou profissionais do hospital de destino.

Nosso compromisso com a Assistência

Desde a chegada do paciente até a sua transferência, foi garantido ao paciente atendimento médico continuado, humanizado e alinhado aos protocolos assistenciais vigentes. Nossa estrutura física, equipe multidisciplinar e disponibilidade de insumos estavam plenamente aptas para garantir a segurança e a integridade da criança.

Reconhecemos, com absoluta transparência, que houve uma dificuldade sistêmica pontual relacionada ao tempo de fornecimento de um dos medicamentos. Essa situação, embora indesejada, foi gerada sem prejuízo à saúde do paciente, visto que não comprometeu a terapêutica aplicada.

Da Nossa Solidariedade

Compreendemos, profundamente, a angústia vivida pelos pais desse paciente diante de um momento tão delicado. Sabemos que, quando se trata da saúde de um filho, cada segundo importa - e é com essa sensibilidade que acolhemos e respeitamos as escolhas feitas pela família.

Neste contexto, informamos que está sendo instaurada uma sindicância interna para apuração rigorosa dos fatos com objetivo de identificar eventuais possíveis lacunas e oportunidades de melhoria, reafirmando nosso compromisso com a excelência no cuidado com a saúde e respeito à vida, na nossa trajetória de mais de 50 anos em serviços prestados. "

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