Domingo, 22 de Junho de 2025
Polícia Exploração de menor

Ministério Público abre investigação contra Hytalo Santos; defesa se manifesta

Influenciador é alvo de investigação por diversos crimes cometidos em sua chamada “Turma do Hytalo”

03/06/2025 às 13h21
Por: Paraíba Todo Dia
Compartilhe:
Ministério Público abre investigação contra Hytalo Santos; defesa se manifesta

O influenciador digital paraibano Hytalo Santos passou a responder a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho da 13ª Região. A iniciativa do MPT decorre de uma investigação que vai além das fronteiras da legislação trabalhista e aponta possíveis crimes de natureza mais grave, envolvendo tanto o influenciador quanto suas empresas.

A ação tem como base a Portaria de Instauração de Inquérito Civil formalizada em 10 de fevereiro de 2025, após a conversão de uma Notícia de Fato que havia sido apresentada semanas antes. Inicialmente, o objetivo era apurar suspeitas de exploração de trabalho infantil, incluindo atividades artísticas e sinais de possível abuso sexual. Com o avanço das investigações, o Ministério Público ampliou o foco para apurar um conjunto mais amplo de irregularidades.

Fontes próximas ao caso relataram que a ação foi ajuizada após análise de denúncias formais e de provas públicas reunidas nos últimos meses. Um dos elementos decisivos foi o conteúdo de publicações antigas nas redes sociais de Hytalo — posteriormente apagadas — que promoviam a chamada “Turma do Hytalo”. O grupo era formado por crianças e adolescentes que apareciam em vídeos monetizados, sem contrato ou autorização legal para atividades artísticas infantis.

O caso ganhou força após declarações da vereadora de João Pessoa, Eliza Virgínia (PP), que solicitou investigação contra o influenciador. Segundo a parlamentar, os vídeos promoviam palavrões, piadas com conotação sexual e atitudes impróprias para menores. Ela também mencionou supostos abusos de autoridade, assédio e exploração infantil em suas representações formais ao Ministério Público.

Procurada, a defesa de Hytalo Santos, através do escritório Mouzalas Azevedo Advocacia, emitiu uma nota:

A assessoria jurídica de Hytalo Santos vem esclarecer que está contribuindo ativamente para os procedimentos em andamento, apresentando toda documentação solicitada pelos órgãos responsáveis. Desde o início, tem sido adotada uma postura transparente e colaborativa, reafirmando o cumprimento da legislação vigente.

Reiteramos que as denúncias que embasam os procedimentos que apuram suposta ‘exploração de trabalho infantil’ são inverídicas. E que a alegação de assédio moral e sexual sequer são objetos de apuração pelo Ministério Público do Trabalho, mas de ações trabalhistas ajuizados por prestadores de serviços, as quais tramitam sob sigilo, e que já estão sendo contestadas e esclarecidas, e que a única sentença judicial até o presente, foi favorável ao Influenciador, pois afastou as informações falsas e difamatórias que foram veiculadas contra sua honra.

Confiamos no trabalho dos órgãos de controle, e reforçamos nosso total interesse no esclarecimento dos fatos veiculados, reiterando o compromisso com a verdade, com o devido processo legal e com a preservação da integridade moral e profissional de todos os envolvidos, tendo em vista que as relações pessoais e profissionais do Sr. Hytalo Santos são pautadas em respeito, ética, legalidade e responsabilidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
João Pessoa - PB
Sobre o município João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com população, estimada em 2018, de 800 323 habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso.