Domingo, 22 de Junho de 2025
Paraíba Medidas

Mais de 100 aparelhos de ar-condicionado vão ser substituídos no Hospital de Trauma após incêndio, diz secretário de Saúde

De acordo com Ari Reis, secretário de saúde da Paraíba, ainda não se sabe as causas do incêndio, mas a medida visa “evitar sobrecarga elétrica” na unidade de saúde. Em dezembro, um curto circuito aconteceu e gerou outro princípio de incêndio.

12/05/2025 às 16h40
Por: Paraíba Todo Dia
Compartilhe:
Mais de 100 aparelhos de ar-condicionado vão ser substituídos no Hospital de Trauma após incêndio, diz secretário de Saúde

Mais de 100 aparelhos de ar-condicionado vão ser substituídos por aparelho central de climatização no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, informou o secretário de saúde da Paraíba, Ari Reis, nesta segunda-feira (12), após um princípio de incêndio atingir a unidade hospitalar no domingo (11). Uma perícia está sendo feita para constatar as causas das chamas.

Devido ao incêndio, 72 pacientes precisaram ser transferidos e a assistência social está telefonando para parentes para informar sobre as transferências e que não há previsão para o retorno dos pacientes.

De acordo com o secretário, a medida visa “evitar sobrecarga elétrica” na unidade de saúde, que além do episódio de incêndio no domingo teve também outro caso de um curto circuito em dezembro de 2024, que ocasionou chamas no local. Na época, a direção do hospital disse que as chamas foram causadas por um curto-circuito em um ar-condicionado na enfermaria do piso inferior do hospital.

 Ari Reis ainda comunicou que outras medidas estão sendo tomadas após o caso de incêndio. Segundo o secretário, existem contratos vigentes de manutenção preventiva dos aparelhos médicos e não médicos da unidade, além da contratação de uma empresa especializada para reabilitação do ar-condicionado central do local com intuito de não gerar sobrecarga no sistema elétrico.

O secretário disse que existe um laudo técnico que informa as autoridades da necessidade de uma reforma no sistema elétrico do Hospital de Trauma. Ele disse que a administração vem tomando providências desde que este laudo chegou na secretaria. Ele reiterou que manutenção e correção de aparelhos vêm sendo feitas corriqueiramente.

De acordo com o hospital, existe uma obra de modernização da parte elétrica e reforço na proteção contra incêndios no local. Estão sendo investidos R$ 3,2 milhões desde dezembro de 2024.

As causas do incidente estão sendo apuradas, e a expectativa é de que até o final desta segunda-feira (12) as alas interditadas por causa das chamas sejam reabilitadas para pleno funcionamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
João Pessoa - PB
Sobre o município João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com população, estimada em 2018, de 800 323 habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso.