
Um abrigo de indígenas venezuelanos da etnia warao, localizado no Centro de João Pessoa, está sob suspeita de um surto de leptospirose. A denúncia partiu dos próprios moradores do abrigo, que relatam condições sanitárias extremamente precárias, superlotação e casos crescentes de doenças infecciosas. A Secretaria de Saúde de João Pessoa confirmou cinco casos de leptospirose entre moradores do local e outros seguem em investigação.
No dia 16 de abril, uma ação conjunta foi realizada no abrigo por equipes da Secretaria de Saúde de João Pessoa. A mobilização ocorreu após o diagnóstico de leptospirose em duas mulheres venezuelanas, irmãs, que foram internadas com sintomas graves da doença.
Durante a operação, foram realizadas 55 avaliações clínicas, 17 atendimentos médicos e 10 coletas laboratoriais. A Secretaria de Saúde de João Pessoa informou que 21 pessoas apresentaram sintomas compatíveis com doenças como leptospirose e arboviroses. Desse quantitativo, cinco casos de leptospirose e três de dengue foram confirmados. Ainda segundo a Saúde de João Pessoa, esse número pode sofrer alterações nos próximos dias, uma vez que ainda há exames em análise no laboratório de referência.
A Secretaria de Saúde de João Pessoa informou que, entre os casos de leptospirose já confirmados, nenhum dos pacientes permanece internado.
De acordo com o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), responsável pelo abrigo, disse que o local originalmente comportaria cerca de 50 pessoas, atualmente abriga quase o dobro desse número. A superlotação tem sido apontada por representantes da Pastoral Warao como um fator que agrava a situação sanitária e aumenta a vulnerabilidade do grupo a doenças infecciosas.
Os moradores do abrigo reclamam que estão convivendo com a insegurança sanitária e temem novos surtos de doenças. Afirmam inclusive que a fossa do local está com problemas.
Uma equipe da Vigilância Sanitária municipal esteve no local e realizou vistoria completa no imóvel. Um relatório técnico está em fase de elaboração e deverá nortear as próximas ações de controle e prevenção de doenças. Não foi informado o prazo para esse relatório ser concluído.
Saúde Vereadores aprovam obrigatoriedade de atestado médico para participar de corridas de rua em João Pessoa
Oportunidade Paraíba realiza mutirões de documentação básica até o fim de novembro
Relação abusiva 'Ela não tinha mais círculo de amizade porque ele proibia', diz prima de mulher morta pelo namorado na Paraíba
Violência Homem liga para a PM e confessa ter matado namorada em João Pessoa
Violência Homem é preso suspeito de jogar mulher do terceiro andar de prédio, em João Pessoa
Final de semana Litoral da Paraíba tem três trechos de praias impróprios para banho
Antes que aconteça Lucas Ribeiro destaca compromisso do Governo no combate a violência contra Mulher
Feriado Feriado do Dia da Consciência Negra na Paraíba: servidores do estado e de João Pessoa terão ponto facultativo na sexta-feira
Falta de provas Parecer do Ministério Público Eleitoral afasta tese de cassação de Cícero Lucena e Léo Bezerra
