Para alegria dos trabalhadores, abril promete uma pausa bem-vinda na rotina. A combinação da Semana Santa com o Dia de Tiradentes vai garantir um feriado prolongado de quatro dias consecutivos de descanso.
A Sexta-feira Santa, que neste ano cai em 18 de abril, é considerada feriado nacional, conforme a Lei Federal nº 9.093/1995. Já o dia 21 de abril, uma segunda-feira, celebra o Dia de Tiradentes, também com abrangência nacional.
Além dos feriados nacionais, estados e municípios podem decretar pontos facultativos como em Mato Grosso do Sul, ampliando as possibilidades de descanso para os brasileiros.
Isso porque o governo de MS decretou ponto facultativo na quinta-feira, dia 17 de abril. Com isso, as repartições públicas ficarão cinco dias fechadas. A decisão foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado).
Com isso, quem conseguir emendar o ponto facultativo de quinta-feira (17), terá um verdadeiro respiro prolongado: de quinta a segunda-feira de folga.
A Semana Santa, tradicional para os cristãos, começou no último domingo (13), com a celebração do Domingo de Ramos, e se encerra no Domingo de Páscoa (20).
Apesar da Páscoa não ser considerada feriado nacional, a Sexta-feira Santa é reconhecida oficialmente em todo o país.
O feriado de Tiradentes homenageia Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento que buscava a independência do Brasil de Portugal no século XVIII. A data é celebrada anualmente em 21 de abril.