Terça, 18 de Novembro de 2025
Economia É muito dinheiro

Multas geram mais de R$ 18 milhões de arrecadações para o Detran em 2024, na Paraíba

Paraíba aplicou 126 mil multas de trânsito em 2024 e falta de capacete e uso de veículos não licenciados são as infrações mais comuns, segundo levantamento

29/03/2025 às 08h04 Atualizada em 29/03/2025 às 08h06
Por: Paraíba Todo Dia Fonte: G1 Paraíba
Compartilhe:
Foto: reprodução internet
Foto: reprodução internet

 

 

O Detran arrecadou mais de R$ 18 milhões em multas de trânsito em 2024, um aumento superior a 20% em relação ao ano anterior. Os dados foram obtidos pela CBN João Pessoa via Lei de Acesso à Informação e revelam que, no período, foram registradas 126.049 infrações em todo o estado.

 

Entre as infrações mais comuns estão a condução de motocicletas, motonetas ou ciclomotores sem capacete e o uso de veículos não licenciados.

 

A diretora de operações do Detran, Roberta Neiva, explicou que a fiscalização tem papel essencial na segurança viária. "Um trânsito seguro demanda uma alteração de comportamento do condutor, mas também uma política pública efetiva", afirmou.

 

Para o próximo ano, parte da arrecadação será destinada à compra de equipamentos como reboques e motorhomes, que irão reforçar as operações de fiscalização.

 

Roberta destacou que os valores também financiam ações de educação no trânsito

 

A transparência na aplicação dos recursos é um dos pontos levantados pelo professor Marcelo Bispo, do Departamento de Administração da UFPB. Ele defende maior detalhamento sobre o destino dos valores arrecadados.

 

"A gente tem que ter no site do Detran um campo destacado para a arrecadação por meio de multas e onde esse dinheiro foi investido. Porque as pessoas têm uma sensação, em geral, de que a multa é uma injustiça", afirmou.

 

Ainda no ano de 2024, o Detran da Paraíba foi premiado nacionalmente pelas ações realizadas, com programas educativos que envolveram empresas e a população em geral.

 

"É preciso que a educação para o trânsito atinja todo o extrato social para que essa mudança de cultura, para uma cultura de paz, efetivamente aconteça", reforçou Roberta Neiva.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio