
Procon notifica 25 postos de combustíveis por descumprirem lei de precificação em João Pessoa
A fiscalização faz parte da operação ‘Preço Real’, iniciada no começo da semana e encerrada nesta quinta-feira (27)
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) notificou 25 postos de combustíveis para se adequarem à Lei Estadual 13.117/2024 e ao Decreto Federal 10.634/2024. As normas regulam o tamanho das informações de preços vinculados a aplicativos de fidelização nas placas promocionais em frente aos estabelecimentos.
A fiscalização faz parte da operação ‘Preço Real’, iniciada no começo da semana e encerrada nesta quinta-feira (27). Dos 114 postos cadastrados, os estabelecimentos notificados deverão corrigir a exposição dos preços para evitar penalidades.
Objetivo da fiscalização
Segundo o secretário executivo do Procon-JP, Marcos Souto Maior, a medida garante a correta aplicação da legislação e impede que os preços dos aplicativos sejam destacados em tamanho maior do que o valor real do combustível.
Já percebemos que os estabelecimentos estão substituindo as placas e se adequando ao que determina a Lei Estadual 13.117/2024”, afirmou o secretário. Antes da fiscalização, os consumidores poderiam ser induzidos ao erro, contrariando o princípio de transparência e clareza das informações previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O que determina a lei?
Os postos de combustíveis devem exibir o preço real do combustível em formato maior que o valor oferecido nos aplicativos de fidelização. Além disso, o preço promocional deve ser acompanhado da informação do valor de desconto, seja em percentual ou em espécie.
Penalidades
O descumprimento da legislação pode resultar em multas que variam de mil a cinco mil Ufirs/PB. O valor final será definido com base no faturamento médio mensal de cada estabelecimento
Economia Mercado reduz previsão da inflação para 4,46%, abaixo do teto da meta
Oportunidade Parque aquático em João Pessoa anuncia 678 vagas de emprego
Empregos Com mais de 1.200 novos empregos gerados em setembro, Campina Grande supera quantitativo de vagas de todo o ano de 2024
