Sábado, 19 de Abril de 2025
Paraíba Estudos ambientais

Ministério Público pede suspensão de obra próxima a falésia em Gramame

Licenciamento ambiental de obra foi concedido com base em relatório simplificado e sem estudo de impacto ambiental, diz promotora em recomendação

19/03/2025 às 13h50
Por: Paraíba Todo Dia Fonte: Portal Correio
Compartilhe:
Ministério Público pede suspensão de obra próxima a falésia em Gramame

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou à Prefeitura de João Pessoa a suspensão da obra viária no trecho entre a Rua Gutemberg de Sousa e a borda da Falésia de Gramame até que sejam realizados estudos ambientais adequados e um novo licenciamento ambiental seja concedido.

Continua após a publicidade

A recomendação foi expedida pela 43ª promotora de Justiça da Capital em substituição, Cláudia Cabral Cavalcante.

De acordo com a promotora, o licenciamento ambiental concedido pela Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam-JP) e pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) ocorreu com base em um Relatório Ambiental Simplificado (RAS) e um Plano de Controle Ambiental (PCA), instrumentos que não avaliam os impactos ambientais de uma obra dessa magnitude.

Também foi recomendado que a Seinfra se abstenha de iniciar qualquer nova etapa da obra, no trecho, enquanto não houver comprovação de que a intervenção não causará impactos irreversíveis na estabilidade da falésia e no equilíbrio ecológico da região.

Na recomendação, a promotora de Justiça destaca que a Falésia de Gramame é considerada Área de Preservação Permanente (APP), conforme o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) e a Resolução Conama nº 303/2002, sendo vedadas intervenções sem estudo ambiental adequado e sem justificativa técnica devidamente fundamentada.

Além disso, de acordo com a recomendação, a autorização patrimonial para a obra concedida pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) refere-se exclusivamente ao uso da área e não isenta o Município de João Pessoa do cumprimento da legislação ambiental vigente nem substitui a necessidade de um licenciamento ambiental adequado.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
João Pessoa - PB
Sobre o município João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com população, estimada em 2018, de 800 323 habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso.