Sábado, 19 de Abril de 2025
Saúde Investigação

Sudema coleta amostras para identificar causa de mancha escura no mar na Grande João Pessoa

Resultados das análises devem indicar se há contaminação por esgoto ou material orgânico do mangue

17/03/2025 às 18h36
Por: Paraíba Todo Dia Fonte: G1 Paraíba
Compartilhe:
Foto: reprodução internet
Foto: reprodução internet

 

Continua após a publicidade

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) coletou amostras da água do mar para identificar as causas de uma grande mancha escura, que apareceu nesta segunda-feira (17). A situação aconteceu na praia do Bessa perto da praia de Intermares, localizadas em João Pessoa e Cabedelo.

 

Continua após a publicidade

Os resultados, que vão apontar se há contaminação, devem ser divulgados até o final desta semana.

 

Continua após a publicidade

De acordo com a Sudema, a análise vai identificar se a mancha escura tem relação com esgoto ou é apenas a coloração mais escura natural do mangue. Até que os testes sejam concluídos, o órgão recomenda que banhistas evitem a área.

 

Continua após a publicidade

A mancha extensa, escura e com mau cheiro apareceu próximo à foz do Rio Jaguaribe, onde um canal liga o mangue ao oceano. De acordo com a Sudema, a barreira natural que separa os dois ambientes teria rompido devido ao volume de chuvas recentes, permitindo que água do ecossistema costeiro chegasse ao mar.

 

Continua após a publicidade

A prefeitura de Cabedelo, em nota, afirmou que o "processo que acontece com frequência" e também enviou uma equipe para coletar o material para avaliação

 

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.