Sábado, 19 de Abril de 2025
Saúde Confira os destinos

Paraíba receberá 29 novas ambulâncias do Samu

Para a Estado, o Ministério da Saúde disponibilizou 29 veículos, beneficiando 19 cidades em todas as regiões

14/03/2025 às 19h34 Atualizada em 14/03/2025 às 19h37
Por: Paraíba Todo Dia Fonte: Portal Correio
Compartilhe:
Foto: reprodução internet
Foto: reprodução internet

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

O governo federal oficializou, na manhã desta sexta-feira (14), a entrega de 789 ambulâncias do Samu, durante um evento em Sorocaba, em São Paulo. A ampliação da frota faz parte do Novo PAC, com investimento de mais de R$ 243,5 milhões.

 

Continua após a publicidade

Para a Paraíba, foram destinados 29 veículos, beneficiando 19 cidades das mais diversas regiões. Campina Grande é a cidade mais contemplada, com 6 ambulâncias. Em seguida vem João Pessoa e Piancó (3), Sapé (2).

 

Continua após a publicidade

Já Caturité, Ingá, Lucena, Monteiro, Natuba, Nova Olinda, Pocinhos, Riacho De Santo Antonio, Santa Cruz, Santa Helena, São Bento, São José Da Lagoa Tapada, São José do Bonfim, São Vicente Do Seridó e Uirauna, receberão um veículo.

 

Continua após a publicidade

Ao todo, no país, as ambulâncias foram destinadas para 559 cidades em 21 estados brasileiros. A medida faz parte da estratégia para redução do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Continua após a publicidade

As ambulâncias do Samu são divididas em duas categorias: Unidade de Suporte Básico (USB), composta minimamente por um condutor socorrista e um técnico ou auxiliar de enfermagem, e Unidade de Suporte Avançado (USA), formada por um condutor socorrista, enfermeiro e médico.

 

Continua após a publicidade

As USBs são preparadas para atender casos de menor complexidade e contam com equipamentos básicos de suporte à vida, como itens para curativos, imobilização, acesso venoso e Desfibrilador Externo Automático (DEA), para ocorrências de parada cardiorrespiratória, por exemplo.

 

Continua após a publicidade

Em casos mais graves, com necessidade de intervenção médica, as USAs são acionadas. Com semelhança aos equipamentos de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, as ambulâncias têm desde equipamentos para cardioversão e desfibrilação, ventiladores mecânicos e bombas de infusão a medicações específicas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.