
O conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Israel Batista defendeu, nesta segunda-feira (10), que as redes estaduais e municipais de educação tenham autonomia para implementar a lei que restringe o uso de celular em escolas de todo o país. A norma foi publicada em janeiro deste ano.
Durante audiência do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, Batista citou, por exemplo, a capacitação dos professores para o uso pedagógico da tecnologia e o respeito à realidade de cada escola.
“Tem escola que vai permitir que o estudante guarde na mochila; tem escola que já diz que é melhor guardar longe do aluno, porque pode gerar conflito entre estudante e professor; outras escolas vão colocar postos na entrada para o aluno colocar o celular ali assim que chegar à escola”, citou o conselheiro.
“Claro que nem toda escola pode fazer isso: em regiões conflagradas, essa salinha onde vai se guardar o celular pode se tornar alvo de ladrões. Tudo isso a gente está respeitando, dando autonomia às escolas”, acrescentou Israel Batista.
Lei em vigor desde janeiro
Em janeiro desde ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que proíbe o uso de dispositivos eletrônicos em escolas. O objetivo é que os aparelhos sejam utilizados somente para fins pedagógicos, didáticos ou em situações de emergência.
O projeto de lei proíbe o uso desses aparelhos por estudantes da educação infantil, ensino fundamental e médio, tanto em sala de aula quanto durante os intervalos e no recreio. A lei busca diminuir as distrações causadas pelo celular.
Apesar disso, os alunos ainda poderão levar os aparelhos na bolsa, sendo permitido o uso somente para questões de acessibilidade ou saúde.
As escolas terão a responsabilidade de conscientizar os estudantes sobre os impactos negativos do uso excessivo de telas. O projeto também visa alertar os adolescentes sobre os riscos relacionados à saúde mental, destacando a importância do uso consciente da tecnologia.
Prazo Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda
Conquista Projeto da UFCG conquista 1º lugar no Prêmio Inova Juventudes, da Sudene
Confira Inep libera gabarito do primeiro dia do Enem 2025
RU Todos os estudantes de graduação e pós passam a ter desconto de 60% no restaurante universitário da UFPB
Fofura Pai e mãe dão apoio ao filho no dia do Enem 2025 com camisas e cartazes com fotos dele: 'Uma pequena homenagem'
Exemplo Idoso de 72 anos volta a estudar após quatro décadas e se prepara para o Enem 2025: ‘Sonho continua vivo’
Atenção Renovação de matrículas de alunos da Rede Municipal de João Pessoa começa nesta terça (04)
Oportunidade Prorrogadas as inscrições do processo seletivo de bolsas de estudo na Escola SESI da Paraíba
Vagas Prorrogadas as inscrições do processo seletivo de bolsas de estudo na Escola SESI da Paraíba
