
Foi em uma escrivaninha colocada no canto da sala da casa de Luana da Costa, de 23 anos, que ela se preparou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até ser aprovada no curso de medicina, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, ao todo). Esse processo precisou de tempo e dedicação. Ao todo, foram oito anos de estudos e cinco tentativas.
A jovem nasceu em Pombal, mas foi criada em Coremas, sendo as duas cidades localizadas no Sertão paraibano. Ainda na região, a futura médica estudou em escolas públicas até terminar o ensino médio.
Todo o conteúdo de estudos para o Enem usado por Luana foi gratuito e encontrado na internet, como videoaulas e apostilas em formato PDF.
“Meu material de estudo era um celular, uma caneta e um caderno”, destacou.
Além disso, no decorrer do tempo, a paraibana refinou os métodos de estudo, aprendeu a se organizar melhor e entender em quais áreas tinha mais dificuldade. A disciplina mais difícil para ela era matemática.
“Comecei a pesquisar técnicas de estudos, como que era a maneira certa de estudar. E fui errando. Fui tentando fazer simulado sem entender nada. Ia dando errado. Mas eu continuei tentando, sabe?”, reforçou.
“Anotava, deixava no caderno e revisava”, recordou.
Foi assim que a futura universitária conseguiu a tão sonhada aprovação. Foram 740 pontos que na média geral do Enem 2024.
Agora, Luana vive a expectativa do começo das aulas e, em breve, se tornar médica.
Saúde Vereadores aprovam obrigatoriedade de atestado médico para participar de corridas de rua em João Pessoa
Oportunidade Paraíba realiza mutirões de documentação básica até o fim de novembro
Relação abusiva 'Ela não tinha mais círculo de amizade porque ele proibia', diz prima de mulher morta pelo namorado na Paraíba
Violência Homem liga para a PM e confessa ter matado namorada em João Pessoa
Violência Homem é preso suspeito de jogar mulher do terceiro andar de prédio, em João Pessoa
Final de semana Litoral da Paraíba tem três trechos de praias impróprios para banho
Antes que aconteça Lucas Ribeiro destaca compromisso do Governo no combate a violência contra Mulher
Feriado Feriado do Dia da Consciência Negra na Paraíba: servidores do estado e de João Pessoa terão ponto facultativo na sexta-feira
Falta de provas Parecer do Ministério Público Eleitoral afasta tese de cassação de Cícero Lucena e Léo Bezerra
