A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) iniciou uma investigação interna para apurar os relatos de intoxicação alimentar no Restaurante Universitário do Campus I, em João Pessoa. Há cerca de um dia estudantes que utilizam o restaurante têm relatado nas redes sociais sintomas como vômitos e associam à alimentação oferecida no local.
A estudante de medicina Mayra Lucena publicou um vídeo nas redes sociais compartilhando que teve sintomas gastrointestinais e afirmou que outros estudantes também apresentaram queixas semelhantes. O vídeo rapidamente se espalhou entre os universitários, que deixaram comentários na publicação relatando os mesmos sintomas.
"Ontem à noite, eu e meu namorado apresentamos alguns desses sintomas que outros estudantes estão relatando, e tudo indica que foi uma intoxicação no RU, porque todos nós comemos lá ou bebemos a água de lá", afirmou Mayra Lucena.
Mayra contou que foi a primeira vez que passou mal após comer no restaurante universitário. Ela relata sintomas como vômitos intensos, fadiga, dores de cabeça e naúseas. A estudante conta que ela e o namorado melhoraram cerca de 48h após o início dos sintomas.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também declarou que está monitorando a situação e que já recebeu várias denúncias.
Foi disponibilizado um formulário pela Superintendência de Restaurantes Universitários da UFPB (SRU/UFPB) para a coleta dos relatos de intoxicação alimentar. A SRU orientou aos estudantes a anexarem o atestado médico com o parecer do médico ao final do formulário.
Até este domingo (16), a instituição recebeu 332 respostas ao questionário, mas destes, apenas 31 atestados médicos foram apresentados pelos estudantes.
Em nota, a Superintendência de Restaurantes Universitários da UFPB (SRU/UFPB) informou que está conduzindo uma investigação interna e acionou a equipe de fiscalização para verificar os procedimentos de manipulação, armazenamento e distribuição dos alimentos.
A superintendência também mencionou que notificou a empresa fornecedora e solicitou a preservação das amostras das refeições para análise laboratorial.