A Polícia Civil da Paraíba apresentou, nesta terça-feira (11), o Planejamento Operacional de Segurança Pública para o Carnaval e o Pré-carnaval 2025. O Delegado-Geral da Polícia Civil, André Rabelo, detalhou como a corporação se preparou para atender à demanda extra de segurança durante as festividades, com ações que envolvem pólos de plantão e aumento de efetivo em diversas áreas.
A grande novidade este ano é o expediente estendido em algumas delegacias de João Pessoa e região metropolitana. Durante os fins de semana de janeiro e fevereiro, a 7ª Delegacia Distrital de Cabedelo, a 10ª Delegacia de João Pessoa (Tambaú), a Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (DEATUR) e a Delegacia Móvel de Conde funcionarão até à 00h, oferecendo mais suporte à população.
Nos dias de prévias carnavalescas, um pólo de registro de ocorrências será montado na Via Folia, ao lado do Camarote Oficial, na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. As delegacias especializadas, como a Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (DCCPES), a Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCPAT), e a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), também estarão com plantões, garantindo atendimento durante os dias de feriado de carnaval.
Outro destaque é a delegacia móvel que será instalada na Praça Dom Adauto, em João Pessoa, durante o Bloco do Cafuçu, no dia 28 de fevereiro, para apoiar a segurança e o atendimento às ocorrências.
Em sua fala, o Delegado-Geral André Rabelo enfatizou o papel fundamental da Polícia Civil além das investigações. Ele lembrou que a polícia tem se aproximado cada vez mais da população, com delegacias móveis e uma estrutura de atendimento especializada, especialmente para as mulheres e turistas. “Nos intensificamos neste período de carnaval para que todos, tanto paraibanos quanto turistas, se sintam acolhidos e seguros”, disse Rabelo.