Domingo, 23 de Março de 2025
Concursos Problemas no edital

MP recomenda suspensão do concurso da prefeitura de Nazarezinho, na PB

De acordo com o MPPB, o concurso público não previu vagas para o preenchimento de cargos efetivos de professor de Educação Básica e manteve os professores contratados por excepcional interesse público

11/02/2025 às 19h16
Por: Paraíba Todo Dia Fonte: G1 Paraíba
Compartilhe:
Foto: reprodução internet
Foto: reprodução internet

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou a suspensão do concurso público de Nazarezinho, nesta terça-feira (11). A recomendação foi expedida pela 4ª promotora de Justiça de Sousa, Flávia Cesarino de Sousa Benigno, e tem o prazo máximo de três dias úteis contados do recebimento da recomendação para ser cumprida.

 

Continua após a publicidade

A recomendação de suspensão é referente ao concurso público divulgado em 2024, que oferta o total de 58 vagas. De acordo com o MPPB, o certame não previu vagas para o preenchimento de cargos efetivos de professor de Educação Básica, mantendo os profissionais contratados por excepcional interesse público

 

Continua após a publicidade

Segundo o MPPB, dados do Sistema TCE Sagres Cidadão juntados ao Inquérito Civil mostram que o município de Nazarezinho manteve 20 professores de educação básica contratados por excepcional interesse público e 57 efetivos no ano de 2024. Além disso, a Lei Municipal 440/2008 prevê 80 vagas para professores efetivos.

 

Continua após a publicidade

Também foi destacado na recomendação, que o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba elaborou “Auditoria Temática 02/2024” (período de dezembro de 2022 a abril de 2024) sobre as contratações por excepcional interesse público e concluiu que o município de Nazarezinho possui 77 servidores contratados por excepcional interesse público, o que representa 36,67% do número de servidores efetivos, contrariando as normas do TCE.

 

Continua após a publicidade

Entre 2023 e 2024, o TCE-PB emitiu dois alertas ao município de Nazarezinho, recomendando a adoção de providências corretivas em relação ao elevado número de contratados por excepcional interesse público em detrimento dos servidores efetivos.

 

Continua após a publicidade

Com G1 Paraíba 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.