Um total de 54 câmeras de segurança e um número ainda não informado de drones vão ser utilizados pelas forças de segurança da Paraíba durante o Folia de Rua 2025, as festas de pré-carnaval que são tradicionalmente realizadas em João Pessoa. As informações são da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, que realizou uma entrevista coletiva para tratar da questão na manhã desta terça-feira (11) e confirmou a mobilização de mais de três mil policiais só para a capital paraibana.
A estratégia para esse ano, assim, é investir em equipamentos tecnológicos considerados de última geração. Por exemplo, duas dessas câmeras, segundo o secretário Jean Nunes, vão ser de altíssima definição e com sistema de inteligência artificial embutido. Para toda a Paraíba, serão 1.439 câmeras.
Já com relação aos drones, esses vão ter sensor de calor para facilitar a identificação de pessoas circulando nas proximidades do mar. A ideia, ainda de acordo com o secretário, é garantir a segurança na chamada Via Folia. Durante as festas e também na hora da dispersão.
Ao todo, serão cinco dias de pré-carnaval, com seis horas de apresentações por dia. Sempre começando às 20h e indo até 2h, acatando assim recomendação do Ministério Público que limitava o horário em que os shows poderiam acontecer.
O percurso da Via Folia vai ter dois quilômetros de extensão e nove camarotes, sendo oito particulares e um oficial. Com relação às ruas que dão acesso a Epitácio Pessoa, essas vão ganhar bloqueios policiais, de forma que as pessoas serão revistadas antes de acessar o local. O consumo e a venda de bebidas em recipientes de vidro estão proibidos.