O serviço de Hemodinâmica instalado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, completou dois anos de funcionamento, nesta sexta-feira (20), consolidando-se como um marco na assistência de alta complexidade no Sertão da Paraíba. Nesse período, a Hemodinâmica já registrou mais de 5,9 mil procedimentos nas áreas de cardiologia intervencionista e endovascular.
Inaugurada em 20 de dezembro de 2022, a unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) atende casos que anteriormente exigiam o deslocamento de moradores para outras cidades, muitas vezes agravando o estado clínico dos pacientes. Atualmente, a realidade é outra e o serviço, que integra o programa Coração Paraibano, tem possibilitado aos sertanejos uma resposta assistencial rápida.
O superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, parabenizou toda a equipe da Hemodinâmica de Patos e pontuou que a consolidação do serviço representa um avanço histórico para o SUS na Paraíba. “Em apenas dois anos, estamos salvando vidas e garantindo um tratamento digno à população do Sertão paraibano. Continuaremos trabalhando, dia após dia, com todo o empenho e dedicação para ampliar o acesso e os resultados dessa iniciativa”, afirmou.
Só nos últimos 12 meses, foram registrados mais de 3,4 mil procedimentos, o que corresponde a um crescimento de 36% em relação aos 2,5 mil procedimentos realizados no primeiro ano de funcionamento da Hemodinâmica. O serviço disponibiliza procedimentos como cateterismo, angioplastias e arteriografias essenciais no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e vasculares.
Todos os atendimentos realizados na Hemodinâmica de Patos ocorrem de forma regulada pela Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que analisa o perfil de cada paciente e o encaminha para a hemodinâmica quando necessário.