
O paraibano Vital do Rêgo Filho foi eleito nesta quarta-feira (04) como novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Vital foi escolhido pelos demais ministros do TCU por unanimidade.
Vital do Rêgo assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2025, mas a posse tanto do presidente quanto do vice está marcada para a próxima quarta-feira (11).
Os ministros também elegeram Jorge Oliveira como vice-presidente do TCU, substituindo Vital do Rêgo, que ocupou o cargo em 2023 e 2024.
A presidência do TCU tem mandato de um ano, com possibilidade de recondução pelo mesmo período. Apesar de não haver uma norma explícita, a eleição do TCU segue o critério de antiguidade. O presidente e o vice normalmente são os ministros mais antigos que ainda não tenham assumido as funções.
Vital do Rêgo assumiu o cargo de ministro do TCE em 2015 após ter sido indicado pelo Senado Federal. O paraibano entrou na vida política aos 25 anos e já assumiu os cargos eletivos de vereador de Campina Grande, além de deputado estadual, deputado federal e senador pelo estado da Paraíba.
Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, Vital pertence a uma família de longa tradição na política. Ele é filho do já falecido Antônio Vital do Rêgo, que assumiu posto de deputado federal, e da ex-senadora Nilda Gondim. Dona Nilda é filha do ex-governador da Paraíba Pedro Gondim e Antônio Vital era filho do Major Veneziano.
Vitalzinho ainda é irmão de Veneziano, atual senador pelo estado da Paraíba, mas que já assumiu vários cargos eletivos em sua trajetória.
Ação Efraim entrega maquinários para 10 cidades e reforça compromisso com a população paraibana
Desligamento Calcinha Preta tem dois shows na Paraíba sem previsão do retorno de Silvânia; fãs pedem sua volta
Pós feriado Prefeitura de Campina Grande decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
Sábado Proclamação da República: feriado não altera funcionamento da Feira Central nem serviços de limpeza urbana em Campina Grande
Final de semana Campina Grande terá reforço no transporte público no feriado da Proclamação da República e Tarifa Zero no segundo dia de provas do Enem
Denunciado STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação na trama golpista
