O evento acontece em Brasília, nos dias 27 e 28 de novembro, e é organizado pelo Instituto “E Se Fosse Você?”. A atividade reunirá mulheres de diversas áreas, incluindo parlamentares, ativistas, jornalistas e líderes comunitárias, todas comprometidas em construir um país mais justo e igualitário. O evento tem como foco principal o enfrentamento da violência política de gênero e raça, além do fortalecimento da participação feminina nos espaços de poder.
Na programação do dia 27, Jô Oliveira participará do “Seminário pela Prevenção e Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça”, realizado em conjunto com as comissões dos Direitos da Mulher e dos Direitos Humanos e Minorias, ligadas a Câmara dos Deputados. Na programação deste dia, ainda está previsto um espaço de encontro com as ministras do governo federal: Anielle Franco (Igualdade Racial), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) e Cida Gonçalves (Mulheres), reforçando a articulação de políticas públicas em defesa das mulheres e dos direitos humanos.
Já no dia 28, a vereadora estará presente no encontro “Mulheres sem Medo para Mudar o Brasil”, onde as participantes terão um espaço de troca sobre os desafios e estratégias de fortalecimento da presença feminina nos espaços de poder e a construção de uma rede de solidariedade e apoio mútuo. O evento também busca impulsionar a criação de soluções coletivas para enfrentar as dificuldades vivenciadas pelas mulheres na política.
Com sua trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos, Jô Oliveira tem se destacado no cenário político por suas ações em favor das mulheres, especialmente no combate às desigualdades de gênero e raça. A vereadora destaca que recebeu o convite com muita alegria e que o evento é uma ótima oportunidade para trocar experiências e mostrar o que vem sendo feito no legislativo campinense quanto a defesa dos Direitos Humanos.
“Foi com muita alegria que recebi o convite para participar da Jornada e representar Campina Grande nesse evento tão importante. Os temas que serão tratados durante o encontro, são pautas que o nosso mandato vem trabalhando de várias formas, seja apresentando projetos, propondo audiências públicas... Será um espaço de muita troca de experiências”, destacou Jô Oliveira.
A participação da vereadora na “Jornada Mulheres Sem Medo de Mudar o Brasil”, reforça a presença do município Campina Grande nesse debate, que é um dos mais importantes eventos de mobilização e luta em defesa da equidade de gênero no país, e ressalta a importância da cidade também protagonizar ações e desenvolver políticas públicas nesse sentido.
O Instituto “E Se Fosse Você?”, organizador da Jornada, é uma ONG fundada por Manuela d'Ávila, com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre a desinformação e a violência política de gênero e raça no Brasil. A instituição tem como missão promover a participação feminina em todos os espaços de poder, valorizando a diversidade e os direitos humanos, especialmente os das mulheres negras e periféricas. O trabalho do Instituto visa garantir que pautas como feminismo, maternidade, acolhimento e democracia sejam vividas em toda sua profundidade, construindo uma sociedade mais justa.
Mín. 24° Máx. 29°