Esta segunda-feira (25) é comemorado o dia nacional do doador voluntário de sangue. A data foi instituída por meio do decreto nº 53.988 de 1964. Na Paraíba, a doação pode ser feita se dirigindo a um hemocentro mais próximo.
No estado, o hemocentro conta com unidades em várias cidades espalhadas pelo Litoral, Brejo, Agreste, Sertão e Alto Sertão.
O doador precisa estar bem de saúde para realizar a doação de sangue. Ao chegar no hemocentro, ele irá realizar um cadastro, após o cadastro, ele irá fazer uma avaliação na triagem clínica.
Nesta etapa, um médico realiza a avaliação dos parâmetros do pretenso doador, por meio dos bios sinais.
Logo após, será realizada uma entrevista com 40 perguntas. Tal entrevista é pré-requisito em todos os bancos de sangue, segundo o Ministério da Saúde.
Após a avaliação clínica, se e o doador estiver apto ele vai seguir para fazer o lanche e após para a sala de doação de sangue para fazer a doação.
“É um processo rápido e seguro, todo material utilizado é descartável, além de todas essas bolsas serem testadas”. informou Shirlene Gadelha, diretora do Hemocentro da Paraíba ao ClickPB.
O ClickPB apurou que atualmente o estoque de sangue está dentro da normalidade. Porém, os sangues A-, AB-, O- e o B- estão em baixa.
Ainda há cinco ‘agências transfusionais’, onde é possível realizar as doações. Elas ficam nos seguintes municípios:
Mín. 24° Máx. 29°