O Brasileirão de 2025 pode ter a presença de cinco clubes nordestinos pela primeira vez na era dos pontos corridos. Com o fim da Série B, neste domingo (24), Sport e Ceará garantiram acessos e vão jogar a elite no próximo ano.
A dupla pode se juntar a outros três representantes do Nordeste que disputam a primeira divisão: Fortaleza, Bahia e Vitória. O Leão do Pici não corre risco de rebaixamento e já tem garantida uma vaga na Libertadores.
O Bahia também praticamente não corre risco de queda e luta por um lugar na competição internacional, é o 8º colocado, com 47 pontos.
Já o Vitória, tem 41 pontos, e abriu distância do Z4. O rubro-negro tem os próximos três jogos para zerar o risco de queda e até conquistar um lugar na Copa Sul-Americana.
Até então, o recorde de clubes nordestinos disputando a Série A de forma simultânea na era dos pontos corridos é de quatro equipes, registrado entre 2018 e 2021.
Além de Sport e Ceará, os outros dois clubes que conseguiram o acesso foram Santos (campeão) e Mirassol, ambos de São Paulo.
Na primeira divisão, o Atlético-GO segue na contramão e é o primeiro rebaixado. O Cuiabá também está bem perto de confirmar a vaga na segundona e pode ser rebaixado matematicamente no complemento da 35ª rodada. Red Bull Bragantino e Criciúma completam o atual Z4.
Mín. 24° Máx. 29°