O Brasil está entre os países com os maiores índices de estresse no mundo, de acordo com uma pesquisa recente do Instituto Ipsos. O estudo, que analisou dados de 31 países, coloca o Brasil na quarta posição no ranking global, ficando atrás da Suécia (1º), Turquia (2º) e Polônia (3º).
Segundo o relatório, 42% dos brasileiros disseram que sentiram estresse várias vezes ao longo de 2024. Esse número é muito próximo do que foi registrado em 2023 (43%), indicando que o problema persiste em níveis elevados. Além disso, 32% afirmaram ter ficado estressados pelo menos uma vez no ano, enquanto apenas 26% relataram não terem sentido estresse.
O dado mais preocupante é que 41% dos brasileiros disseram que, em algum momento, o estresse foi tão intenso que eles não conseguiram lidar com as tarefas diárias. Embora esse número seja um pouco menor do que o registrado no ano anterior (48%), ele ainda coloca o Brasil na terceira posição entre os países onde as pessoas se sentem mais sobrecarregadas.
No contexto da saúde, 54% dos brasileiros apontaram a saúde mental como o principal problema de saúde no país atualmente. A pesquisa também mostrou que 75% da população acredita que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, demonstrando uma crescente conscientização sobre o tema.
Com Portal T5