Sexta, 04 de Outubro de 2024
26°

Tempo nublado

João Pessoa, PB

Eleições 2024 Eleições 2024

Paraíba é o terceiro estado com mais denúncias de assédio eleitoral no Brasil

Assédio eleitoral acontece quando empregador tenta coagir trabalhador a votar em um candidato ou partido político específico

29/09/2024 às 12h57
Por: Paraíba Todo Dia Fonte: Portal Correio
Compartilhe:
Paraíba é o terceiro estado com mais denúncias de assédio eleitoral no Brasil

A Paraíba é o terceiro estado com mais denúncias de assédio eleitoral no Brasil, cerca de 30 registradas no Ministério Público do Trabalho (MPT). O estado fica atrás Bahia, com 65, seguido de São Paulo (57). No total, o MPT recebeu ao longo deste ano, cerca de 444 denúncias. O assédio eleitoral acontece quando o empregador tenta coagir o trabalhador a votar em um candidato ou partido político específico. Essa prática tem raízes no chamado “voto de cabresto”, que era o direcionamento do voto por um “coronel”.

Continua após a publicidade

O MP do Trabalho passou a quantificar os casos de assédio eleitoral no pleito de 2022. Naquele ano, houve 3.611 denúncias. O órgão define assédio eleitoral como a prática de coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento por parte de empregadores, no período eleitoral, no intuito de influenciar ou manipular o voto, apoio, orientação ou manifestação política de trabalhadores no local de trabalho, ou em situações relacionadas ao trabalho.

Na prática, são condutas como promessa ou concessão de qualquer benefício ou vantagem vinculada ao voto, à orientação política e à manifestação eleitoral, ameaça de prejuízo ao emprego ou às condições de trabalho.

Segundo o MPT, o assédio eleitoral pode ocorrer no local de trabalho ou em situações relacionadas ao trabalho, tais como: publicações em redes sociais, sites, grupos de mensagem automática, deslocamentos, locais de treinamentos ou capacitações, eventos sociais, enfim, em qualquer circunstância ou ambiente presencial, ou virtual que se relacionem com o trabalho das pessoas envolvidas na prática do assédio.

“Também pode ocorrer em espaços públicos ou privados e no trabalho formal ou informal. Abrange pessoas com contrato de trabalho formal direto com o assediador, independente da modalidade, a saber: empregado(as), servidores(as) públicos(as), estagiários(as), aprendizes e as pessoas que prestam serviços por meio de empresa interposta (terceirizadas e fornecedoras), ou mesmo na qualidade de autônomas, ou voluntárias e aquelas que buscam trabalho”, diz o MP do Trabalho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campina Grande - PB
Campina Grande - PB
Sobre o município Campina Grande é um município brasileiro no estado da Paraíba. Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste, foi fundada em 1 de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.
João Pessoa, PB Atualizado às 20h03 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 28°

Sáb 28°C 23°C
Dom 28°C 23°C
Seg 28°C 22°C
Ter 28°C 23°C
Qua °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio