Sexta, 19 de Julho de 2024
24°

Tempo limpo

João Pessoa, PB

Educação Marcante

Estudante surdo faz história ao ser o 1º a concluir mestrado em universidade da PB

A defesa da dissertação ocorreu na manhã desta segunda-feira (8)

08/07/2024 às 22h47
Por: Paraíba Todo Dia Fonte: Portal T5
Compartilhe:
Estudante surdo faz história ao ser o 1º a concluir mestrado em universidade da PB

Em um momento de grande superação e resiliência, Kledson Albuquerque Alves tornou-se o primeiro aluno surdo a obter um título de mestre pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A defesa da dissertação ocorreu na manhã desta segunda-feira (8), no Auditório II da Central Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I da UEPB, em Campina Grande, Agreste do Estado, e foi um marco na trajetória da instituição.

Continua após a publicidade

Kledson, que enfrentou o desafio adicional de ser surdo, alcançou este feito pelo Programa de Pós-graduação em Formação de Professores (PPGFP). Sua dissertação, intitulada “Ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos: o Signwriting como sistema de escrita na aprendizagem de uma segunda língua”, foi apresentada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o apoio dos intérpretes Herbert Costa Rego e Jeane Leal.

A defesa foi acompanhada por professores, familiares, amigos e membros do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), destacando o compromisso da UEPB com a inclusão e a dignidade humana.

Orientado pelo professor Juscelino Francisco do Nascimento, da Universidade Federal do Piauí (UFP), Kledson desenvolveu uma pesquisa inovadora que propõe o uso do Signwriting no ensino da língua portuguesa para surdos. Devido à pandemia, todo o processo de orientação foi feito remotamente, com o orientador conhecendo Kledson pessoalmente apenas no dia da defesa.

Além de concluir o mestrado, Kledson se destacou como o primeiro professor surdo da UEPB, atuando como docente substituto de Libras no Centro de Humanidades (CH), Câmpus II de Guarabira. A banca examinadora foi composta pela professora Juliana Nóbrega de Almeida, da UEPB, e pelo professor Carlos Roberto Ludwig, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Kledson propôs em sua pesquisa a utilização do Signwriting, um sistema de escrita de sinais, para facilitar a aprendizagem da língua portuguesa por alunos surdos. Ele enfrentou muitas dificuldades, principalmente relacionadas à comunicação, mas expressou seu contentamento e alívio por ter alcançado este marco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campina Grande - PB
Campina Grande - PB
Sobre o município Campina Grande é um município brasileiro no estado da Paraíba. Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste, foi fundada em 1 de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.
João Pessoa, PB Atualizado às 20h03 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 26°

Sáb 27°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 21°C
Ter 26°C 22°C
Qua 26°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes