A sonegação fiscal é encarada como um assunto difícil de ser compreendido. Muitas vezes é até mesmo desconhecido por parte da maioria das pessoas. Apesar de ainda ser um crime comum no Brasil, muita gente sabe pouco sobre ele. Para evitar acabar com essa prática e formar cidadãos mais conscientes sobre as próprias responsabilidades fiscais, uma escola pública da Paraíba criou o projeto "Na Paraíba tem combate à sonegação? Tem sim, senhor!". A iniciativa pretende que os alunos desenvolvam atividades com a linguagem dos jovens, por meio de vídeos e jogos em redes sociais, para que eles entendam o tema e passem o que aprenderam adiante.
Logo no início da manhã, Matheus Antonino salta da cama, toma banho, bebe uma xícara de café, põe música eletrônica para ouvir no fone e caminha cerca de 10 minutos até a Escola Cidadã Integral Técnica Daura Santiago, onde estuda a 3ª série do ensino médio, em João Pessoa. Engajado com todas as atividades desenvolvidas em sala de aula, o garoto confessou "ser perdidamente apaixonado pelo ambiente escolar".
Mas foi há pouco tempo, há um ano mais precisamente, que o jovem descobriu que esse amor pelo lugar onde estuda poderia ser maior. Isso seria possível se a sonegação de impostos não impedisse que recursos financeiros chegassem devidamente para áreas importantes, como a educação, fazendo com que a qualidade da estrutura da escola e de tudo mais que é oferecido nela fosse melhorada.
No ano passado, a Paraíba arrecadou R$ 8.794.330.139,40 com três impostos: o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto de Transmissão Causa Mortis ou Doação (ITCD). E somente até maio deste ano, o montante arrecado é de quase metade do total de 2023.
Mín. 24° Máx. 29°