Segunda, 17 de Junho de 2024
24°

Tempo limpo

João Pessoa, PB

Notícias Campanha

Saúde realiza Dia D de vacinação contra a poliomielite neste sábado, na Paraíba

O Dia D tem como meta vacinar 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade no estado, o que corresponde a 216.989 mil. Ao todo, serão 855 salas de vacinação.

06/06/2024 às 17h39
Por: ParaíbaTodoDia
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Dia D de vacinação contra a poliomielite acontece no próximo sábado (8), na Paraíba. A ação, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), faz parte da Campanha Nacional e tem o objetivo de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. A meta é vacinar 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade, em todo o estado, o que corresponde a 216.989 mil. Ao todo, serão 855 salas de vacinação. 

Continua após a publicidade

O Zé Gotinha vai abrir o Dia D de Vacinação, a partir das 8h, na feira de serviços de saúde na cidade de Monteiro. A feira ‘Aqui tem mais Saúde’ é ofertada dentro das atividades do Orçamento Democrático Estadual e acontece na Escola Estadual José Leite de Souza, localizada na Rua Wagner Augusto Bezerra Japiassu, 426, no centro de Monteiro. 

Com o objetivo de fortalecer a campanha de poliomielite – que começou no último dia 27 de maio e vai até o dia 14 de junho – a SES vai promover de 10 a 14 de junho a Semana de Vacinação contra Poliomielite nas Escolas do Ensino Infantil e creches em todo estado. 

 O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, na cidade de Sousa, e em 1994 o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023, o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC)4. Diante disso, será realizada a campanha.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no País desde 1994.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa, PB Atualizado às 20h03 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 27°

Ter 27°C 23°C
Qua 27°C 23°C
Qui 27°C 24°C
Sex 27°C 23°C
Sáb 26°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes