Um culto ocorrido no último dia 5 de junho na Igreja Batista da Lagoinha, em Minas Gerais, chamou bastante a atenção. A confraternização entre avatares, QR code para a arrecadação de dízimo e apelo para que os fiéis propaguem a palavra de Deus por meio de hashtags foi a cerimônia religiosa do primeiro templo brasileiro presente no metaverso, ambiente virtual imersivo.
O culto em questão fez parte da programação da Igreja Batista da Lagoinha no mundo virtual, chamada de LogoVerso, e houve até sorteio de um par de óculos de realidade virtual. O número de fiéis presentes variou entre 9 e 16.
A pregação do evento, que foi alternada entre louvores e participação de apresentadores, incentivou os fiéis a usarem a hashtag #eudecidoporjesus. Para participar, os fiéis precisaram ter acesso a um computador ou um óculos de realidade virtual, e instalar a AltSpaceVR, plataforma que cria um avatar (figura virtual).
Após o avatar criado, o usuário tem acesso ao culto, ambiente para crianças, sala de reuniões, entre outros, tudo virtualmente.
*com informações da Folha de São Paulo
Mín. 21° Máx. 27°