CERTAME

FPF-PB confirma VAR nos dois jogos da final do Paraibano 2022

Decisão entre Botafogo-PB e Campinense será a primeira vez que o árbitro de vídeo será utilizado em jogos do campeonato estadual desde sua implantação no futebol brasileiro, em 2018

13/05/2022 11h51
Por: Paraíba Todo Dia
Fonte: GE PB

A grande final do Campeonato Paraibano Pixbet 2022, entre Botafogo-PB e Campinense, que começa a ser decidida neste sábado, às 16h, no Estádio Almeidão, entrará para a história do futebol da Paraíba. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou o pedido da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) e, além de arbitragem Fifa para os confrontos entre Belo e Raposa, os dois jogos da decisão do estadual contará com o recurso do árbitro de vídeo, o famoso VAR, que será usado pela primeira vez no campeonato estadual da Paraíba desde sua implementação no futebol brasileiro, em 2018.

Apesar de ser a primeira vez que o VAR será usado no Campeonato Paraibano desde que seu uso foi aprovado pela Fifa, em 2016, o recurso já esteve presente em outras oportunidades em competições disputadas por clubes paraibanos. Em 2019, na final da Copa do Nordeste entre Botafogo-PB e Fortaleza, o árbitro de vídeo foi utilizado pela primeira vez na Paraíba. Já na última temporada, tanto no quadrangular do acesso da Série C do Brasileirão, disputado pelo Belo, quanto na final da Série D, jogada pela Raposa, o VAR também esteve presente.

Além do árbitro de vídeo, o primeiro jogo da decisão do Campeonato Paraibano entre Botafogo-PB e Campinense também terá arbitragem do quadro da Fifa. Rodolpho Toski Marques, do Paraná, apitará o jogo, auxiliado por Brígida Cirilo Ferreira, de Alagoas, e Fernanda Nândrea Gomes Antunes, de Minas Gerais. Ruthyana Medeiros Camila da Silva, da Paraíba, será a árbitra reserva, e Flávia Renally Costa Faustino da Silva, também da Paraíba, será a árbitra assistente reserva. Já o VAR será comandado por Wagner Reway, do quadro Fifa da Paraíba.

Confira a escala completa:

Árbitro: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)

Assistente 1: Brígida Cirilo Ferreira (FIFA-AL)

Assistente 2: Fernanda Nândrea Gomes Antunes (FIFA-MG)

Árbitro Reserva: Ruthyana Medeiros Camila da Silva (CBF-PB)

Árbitro Assistente Reserva: Flávia Renally Costa Faustino da Silva (CBF-PB)

VAR: Wagner Reway (FIFA-PB)

AVAR: Francisco Chaves Bezerra Júnior (CBF-PE)

Observador de VAR: Erich Bandeira (CBF-PE)

Analista de Campo: Arthur Alves Júnior (CBF-PB)