EVENTOS

Exposição ’Paraíba Moderna’ será aberta nesta terça-feira

A responsável pela exposição, Ava Romanovsky, explicou que, a partir de uma análise da obra de Durval, percebe-se que o Nordeste é uma ficção montada por representações do imaginário de pessoas que aqui viveram.

10/05/2022 09h44
Por: Paraíba Todo Dia

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), abre mais uma exposição que integra o calendário de contrapartidas da Lei Aldir Blanc. Desta vez, a Biblioteca Municipal Félix de Araújo receberá a exposição ’Paraíba Moderna’, inspirada na obra ’A invenção do Nordeste’, escrita pelo autor Durval Muniz Albuquerque Júnior. A mostra será aberta ao público a partir das 15h desta terça-feira, 10 de maio.

A responsável pela exposição, Ava Romanovsky, explicou que, a partir de uma análise da obra de Durval, percebe-se que o Nordeste é uma ficção montada por representações do imaginário de pessoas que aqui viveram. Segundo ela, as obras representam a Paraíba, lugar onde nasceu, cresceu e pretende contribuir para que as terras que a nutriram um dia, possam ser nutridas também.

’Pelo poder da Arte, da liberdade de expressão e dos contornos que a modernidade trouxe às nossas vidas e mudaram nosso jeito de ver e perceber que vivemos sim na terra de raízes, porém globalizada. Minhas pinturas são referências do que aprendi enquanto nordestina, paraibana. Do que tocou minha sensibilidade e faz parte até hoje da minha história’, ressaltou Ava.

Ava disse que as obras do projeto ’Paraíba Moderna’ tratam de demonstrar o que é a Paraíba, não a partir do que contaram, mas sobre como ela a percebe. “E esse é o presente que entrego à minha cidade, Campina, representando ela com minha história e de como ela me influenciou na juventude”, declarou. As pinturas de Ava também apresentam referências históricas e de pesquisa da artista, com obras que carregam em si um pertencimento à diversas histórias dos nordestinos.