EDUCAÇÃO

João Azevêdo faz entrega simbólica de 10 mil notebooks para professores e reabre edital para novos docentes

A iniciativa representa investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões

09/05/2022 17h34Atualizado há 2 semanas
Por: Paraíba Todo Dia
Foto: Ascom
Foto: Ascom

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), realizou, nesta segunda-feira (9), em João Pessoa, a entrega simbólica de 10 mil notebooks do Programa Paulo Freire - Conectando Saberes, que tem como objetivo principal a valorização da prática docente. A iniciativa representa investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões e os notebooks serão enviados às sedes das 14 Gerências Regionais de Educação para distribuição com os professores. Na ocasião, ele também anunciou a reabertura do edital, dando a oportunidade para que mais professores tenham acesso aos equipamentos.

O programa possibilitou aos docentes da Rede Estadual efetuar adesão ao programa, sem a existência de concorrência entre professores, para recebimento de notebooks. Dez mil profissionais já foram comtemplados nesta primeira etapa após assinatura de Termos da Adesão, ocasionando na concessão de um notebook, por cessão de uso.  Após período estabelecido e alcance de índices educacionais, o equipamento cedido poderá ser doado ao professor que efetuou a adesão e vem participando da iniciativa.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou que os equipamentos irão elevar a qualidade do ensino público. “A Paraíba se destacou por ter apresentado um projeto inovador na educação porque chegamos por meio da internet, TV aberta, rádio e material impresso aos nossos alunos que também tiveram acesso a 250 mil chips com pacotes de dados e muitos professores não tinham os equipamentos adequados para a produção de conteúdo e agora estamos permitindo que eles estejam inseridos dentro da informatização do sistema da Secretaria da Educação e vamos avançar mais ainda com o retorno do ensino presencial e com a produção de cursos extraordinários que serão produzidos de forma digital”, frisou.

O secretário de estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Claúdio Furtado, evidenciou a importância da ação para fomentar a política educacional, se caracterizando como mais uma política de valorização profissional e adequação à nova realidade do ensino. “Essa iniciativa dota os nossos professores da infraestrutura para que eles possam realizar suas tarefas diárias de uma maneira muito mais prática e eficaz, fortalecendo a política estadual do ensino híbrido. As aulas estão 100% presenciais, mas as plataformas Paraíba Educa, TV Paraíba Educa passam a ter outra finalidade dentro desse contexto, seja no reforço, na formação de professores, preparação de aulas, tutorias, passando a fazer parte do dia a dia da nossa rede, representando um novo momento para a educação da Paraíba”, falou.