LAZER

Prefeitura de Campina promove Colônias e Gincanas de Férias para crianças e adolescentes

Em todos os espaços estão sendo desenvolvidas atividades recreativas coletivas, gincanas, banho de piscina entre outros.

21/01/2022 11h56
Por: Paraíba Todo Dia

O início do ano de 2022 vem sendo marcado por muita diversão e alegria, com a realização de Gincanas e Colônias de Férias, realizadas pelos Centros de Referência e Assistência Social – CRAS do bairro Glória e nos distritos de São José da Mata e Galante, em parceria com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, ligados à essas Unidades, e pelo SCFV – Polo de Bodocongó, além da Casa de Passagem Infanto-Juvenil.

As primeiras atividades realizadas pelo CRAS – Galante, no período de 10 a 14 de janeiro, incluiu muitas brincadeiras, contação de histórias, oficinas de slime (espécie de massa mole, preparada com cola, sabão liquido, corante e glitter), pinturas, desenhos, e culminou com um passeio ao Parque da Criança. Na ocasião foi constatado inclusive, que apenas 05 das 30 crianças que participaram do passeio, nunca haviam ido à um Parque, fato que emocionou a todos.

A programação que incluiu principalmente as crianças da comunidade Varzea do Arroz, que moram na zona rural do distrito de Galante e que participaram ativamente das ações, foi encerrada com a apresentação da boneca Clarita, que fez a alegria da criançada.

“Um momento ímpar, quando além de muita diversão com as crianças, pudemos conhecer um pouco mais da realidade delas. Um fato que nos chamou a atenção, foi que a maioria disse que não gostava quando chovia. “A realidade, é que a maioria dessas crianças e adolescentes mora em casas de taipa, ou sem estrutura. Quando chove, elas não podem brincar na rua, entra água nas casas, e isso, além de outros fatores, impedem a plena diversão desses pequenos”, contou emocionada, Cione Nóbrega, coordenadora do Cras – Galante.

Uma outra programação especial envolvendo 32 crianças e adolescentes, foi desenvolvida durante toda esta semana, de 17 a 21 de janeiro, pelo SCFV do Cras Glória, incluindo o quadro “Cinema no CRAS”, com exibição de filmes animados, gincanas, resgate de brincadeiras tradicionais e uma disputa saudável entre as equipes, lideradas pelos orientadores sociais.

O período de férias conta ainda com atividades externas com passeios, visita ao Museu Digital de Campina Grande e piquenique no Parque da Criança, como forma dessas crianças conhecerem melhor a cidade e terem um maior acesso à cultura. A programação marca também o retorno às atividades das respectivas Unidades.

“Nesse período das férias as crianças ficam ociosas, por isso estamos trazendo o direito de brincar, o direito à cultura, brincadeiras, especialmente depois de um período de quase dois anos sem atividades coletivas, em virtude da pandemia da covid-19. É sinal de dias melhores”, comemorou Vanessa Dantas, coordenadora do Cras-Glória.

No CRAS de São José da Mata, de 17 a 21 de janeiro, por exemplo, mais momentos especiais para as crianças e adolescentes, atendidas pelo SCFV. Uma programação que inclue diversas brincadeiras, rodas de conversa sobre regras de convivência e informações sobre a pandemia da covid-19. A turma também participou de bingo recreativo, além de brindes e passeios ao ar livre e visita também ao Museu Digital no Açude Velho.

No SCFV, Polo Bodocongó, a programação que teve início no dia 10 e prossegue até esta sexta, 21, inclue diversos passeios externos, como visita ao Corpo de Bombeiros Militar, cinema no Sest/Senat, Estação Cidadania - Cultura nas Malvinas, além de parques da cidade, culminando com uma visita ao Rancho do Cajú no município de Puxinanã. Em todos os espaços estão sendo desenvolvidas atividades recreativas coletivas, gincanas, banho de piscina entre outros.

Na Casa de Passagem Infanto-Juvenil, foi realizada a “Gincana da Esperança 2022” para as crianças e adolescentes atendidas pela Unidade, com direito a muitos sorrisos e brincadeiras as mais diversas, à exemplo da “torta na cara”, que fez a alegria de todos.

“É maravilhoso saber que mesmo em um período tão atípico como o que estamos vivendo, podemos presentear essas crianças e adolescentes com momentos de pura brincadeira e diversão, além de trazer ensinamentos e experiências as mais diversas, que ficarão gravadas na cabeça de cada uma delas. É também, uma forma de proporcionar leveza e descontração, já que durante todo o ano, muitas atividades são realizadas nas Unidades, ampliando ainda mais essas experiências e aprendizados”, ressaltou o secretário da Semas, Valker Neves.